domingo, 1 de fevereiro de 2009

Download - Israel planeja mais ataques




RIO -Israel vai continuar realizando ataques pontuais contra o grupo islâmico Hamas e outras organizações palestinas na Faixa de Gaza, informa o site do jornal israelense "Haaretz". Após reunião entre o gabinete de segurança e autoridades da área de Defesa, o governo teria decidido manter os ataques para mostrar que não aceitará novos lançamentos de foguetes contra seu território. Os confrontos entre forças israelenses e palestinos foram retomados esta semana, após os dois lados anunciarem tréguas, no dia 18, que puseram fim às três semanas de ofensiva militar que deixaram mais de 1.300 mortos em Gaza e 13 em Israel.

De acordo com o "Haaretz", oficiais de inteligência acreditam que o Hamas está tentando conter seus integrantes mais radicais porque estaria interessado em consolidar o cessar-fogo com Israel. Por isso, o grupo islâmico teria deixado de responder de forma mais violenta aos recentes ataques isralenses.

Novos bombardeios na quinta-feira

feriram ao menos dez pessoas na Faixa de Gaza. Palestinos responderam lançando dois foguetes do tipo Qassam contra Israel.

O primeiro ataque de Israel contra o Hamas após o fim da ofensiva militar lançada em 27 de dezembro aconteceu na última terça-feira, quando Gaza voltou a ser bombardeada pelo ar depois que um soldado israelense foi morto em um ataque na fronteira com o território palestino. Pouco depois, um agricultor foi morto por um disparo de taque de Israel. No dia seguinte, as forças israelenses bombardearam túneis na fronteira com o Egito, que seriam usados para contrabando de armas, além de transporte de suprimentos.


(Veja imagens dos túneis atacados)

O Hamas afirmou que aceitaria uma trégua de longo prazo se as fronteiras da Faixa de Gaza fossem abertas. Por sua vez, Israel se recusa a ceder, argumentando que a medida facilitaria o contrabando de armas do Egito para os extremistas palestinos.

CODIGO-ADSENSE

0 comentários:

Postar um comentário